segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Lançamento do Comitê da Juventude Goiânia uma Cidade Sustentável



As juventudes do PT, PMDB, PSB, PDT, PSDC, PTN, PRB, PRTB e PR convidam todos e todas para participarem do lançamento do Comitê de Juventude Goiânia Cidade Sustentável. O lançamento será realizado no dia 14 de agosto (terça – feira) ás 20h00min no Comitê Central situado na Avenida Araguaia nº 306 (Próximo ao Banana Shopping).

Na oportunidade as juventudes dos partidos da coligação, lideranças jovens e entidades que trabalham e debatem a temática juventude vão apresentar ao Prefeito Paulo Garcia o Pacto por uma vida sustentável para juventude de Goiânia.

Presenças confirmadas em nosso encontro candidatos e candidatas jovens, dirigentes das juventudes partidárias e dos movimentos de juventude, Luiz Inácio Neto (Assessor de Juventude da Prefeitura de Goiânia), Jefferson Lima (Secretário Nacional da Juventude do PT), Severine Macedo (Secretária de Juventude da Presidência da República) e do nosso prefeito Paulo Garcia 13.

Artigo - Severine Macedo: Conquistas e desafios para serem lembrados no Dia Internacional da Juventude


Severine Macedo. Foto: Luciana Ferry

Haverá um dia em que os jovens assumirão, de maneira efetiva, seu papel de protagonistas na construção de um mundo melhor. Hoje, apesar dos avanços que a juventude vem conquistando, não só no Brasil, mas em diversos países, sabemos que muitos dos mais de um bilhão de jovens do Planeta permanecem sem acesso a direitos básicos, como saúde, educação e cultura, sem falar dos direitos específicos, pelos quais vêm lutando, de forma cada vez mais expressiva nos últimos anos. No Brasil, esses jovens, que somam cerca de 50 milhões de brasileiros e brasileiras, já demonstraram sua determinação em garantir esses direitos e ocupar um lugar de destaque no processo de desenvolvimento do país. A 2ª Conferência Nacional de Juventude, realizada em dezembro de 2011, ratificou essa vontade e esse compromisso da nossa juventude em construir um Brasil mais justo e mais solidário, o que inclui a luta contra as desigualdades e todas as formas de discriminação.

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Entrevista - Raul Amorim, coordenador do Coletivo de Juventude do MST


“Criatividade da juventude é fundamental para mudar a sociedade”, afirma dirigente do MST

9 de agosto de 2012



Por José Coutinho Júnior
Da Página do MST

O MST organiza a 3ª Jornada Nacional da Juventude Sem Terra, no mês de agosto, para estimular a construção de debates e espaços de organização da juventude.
A jornada abre espaços de discussão dos jovens dos acampamentos e assentamentos do Movimento, desde questões do cotidiano, a participação na organização e o papel da juventude como força política de transformação.

"A criatividade da juventude é fundamental para transformar as relações sociais e criar uma nova sociedade", afirma o coordenador do Coletivo de Juventude do MST, Raul Amorim.

“Debater o papel da juventude é definir um posicionamento de classe, pois a maioria da juventude se encontra junto à classe trabalhadora. Há uma diversidade na juventude, que não está dissociada na luta de classes“, avalia.

Abaixo, leia a entrevista completa à Página do MST.

Últimas Notícias - Secretaria Nacional de Juventude


09.08.2012 - SNJ divulga relatório com resultados do 1º Seminário Nacional de Juventude Rural e Políticas Públicas

9 de agosto de 2012
abertura juventude rural
Abertura do seminário
 
A Secretaria Nacional de Juventude (SNJ) elaborou um relatório com a sistematização dos resultados do  1º Seminário Nacional de Juventude Rural e Políticas Públicas, realizado em Brasília (DF), no último mês de maio.  O documento traz o histórico do encontro, que durou quatro dias, o perfil dos participantes e as propostas formuladas por jovens da agricultura familiar, camponeses, quilombolas e indígenas de todas as regiões do país.  Para os organizadores, o evento teve um significado especial para a SNJ, pois marcou o início de um diálogo direto com essa importante parcela da juventude brasileira, que demonstrou interesse e comprometimento com a construção de políticas públicas específicas que atendam às suas necessidades.

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Vídeo - Presidente Rui Falcão pede voto e apoio as candidaturas jovens do PT.

O Partido dos Trabalhadores acredita nas candidaturas jovens. Você sabia que em todo o Brasil, o partido tem cerca de 30 candidatos a prefeitura com menos de 29 anos? E que são quase 4 mil candidatos a vereador nesta faixa etária?

Nesta semana, Rui Falcão, presidente do partido, fala da importância da participação da juventude na política. "No último congresso do PT, decidimos que pelo menos 20% dos cargos de direção do partido devem ser ocupados por jovens de até 29 anos", afirma.

Viva o PT!




Artigo - Jefferson Lima: Uma nova cultura, com novos repertórios. Fazer o novo, fazer agora.


"Chega o ano de 2012 e com ele o processo eleitoral e o nosso compromisso enquanto direção nacional da Juventude do PT de aumentar o número de jovens eleitos(as) nesta eleição".

Jefferson Lima, titular da JPT (Foto: Richard Casas/PT)


No Brasil, a juventude vive um contexto de bônus demográfico, ou seja, a população jovem economicamente ativa é maior que a dependente, o que nos possibilita uma oportunidade histórica de ampliar a luta por direitos e colocar a juventude como protagonista na formulação das políticas públicas, seja àquelas direcionadas a superar sua condição social e ajudar a desenvolver o país, seja aquelas voltadas ao conjunto dos grandes desafios do desenvolvimento nacional, dos estados e, especialmente, neste ano, dos municípios. Somos hoje 50 milhões de brasileiras e brasileiras, entre 16 a 29 anos com muita vontade de lutar, de construir um novo Brasil e uma nova sociedade.