quarta-feira, 4 de julho de 2012

Foro de São Paulo realiza esta semana na Venezuela o seu 18º Encontro

 


Delegação do PT, chefiada pelo presidente nacional Rui Falcão, participa do evento que reúne mais de 600 ativistas da esquerda mundial

A República Bolivariana da Venezuela recebe nesta semana, pela primeira vez, mais um Encontro do Foro de São Paulo, que contará com a participação de mais de 600 ativistas políticos da esquerda mundial.

Ao realizar o 18º Encontro em Caracas, o Foro de São Paulo confirma a solidariedade com a Venezuela Bolivariana e anti-imperialista. O Plano de Ação incluirá o apoio à candidatura do presidente Hugo Chávez à reeleição em 7 de outubro próximo.

Os partidos reunidos em Caracas debaterão sobre o fortalecimento dos vínculos com a esquerda européia e com os movimentos de resistência estadunidenses. O Foro de São Paulo pretende ainda ampliar o diálogo com os partidos do Chile, da Rússia, Índia e África do Sul.

“Os povos do mundo contra o neoliberalismo e pela paz” é o slogan desta edição do evento, que começa oficialmente nesta quarta-feira e se estenderá até sexta. Contará com 14 oficinas temáticas sobre descolonização ou defesa, além de encontros paralelos de mulheres e jovens.

Na terça-feira (3), realizaram-se as reuniões preliminares para o exame dos termos da Declaração Final, já nesta quarta-feira (4) serão feitas no Hotel Alba Caracas as reuniões das secretarias regionais e oficinas temáticas que incluem tópicos como o meio ambiente, migrações, defesa, afrodescendentes, segurança e narcotráfico, entre outros. Também nesta terça-feira ocorrerá o 1º Encontro de Parlamentares, convocado pela Assembléia Nacional venezuelana.

Uma das presenças esperadas é a do presidente nacional do PT, Rui Falcão, e de toda a delegação petista.

Ao comentar a participação no evento, o secretário nacional da Juventude do PT, Jefferson Lima, destacou que o Foro “assume grande significado para as esquerdas latino-americanas e de todo o mundo, consolidou-se como pólo unitário da esquerda, conservando a característica do pluralismo e da diversidade como ponto de convergência entre amplas forças anti-imperialistas, antineoliberais, progressistas, de esquerda”.

Na quinta-feira (5) será realizado o 1º Encontro das Mulheres, o 4º Encontro das Juventudes, e dois seminários. À noite, ocorrerá o ato político do Foro no Salão Bicentenário do Hotel Alba Caracas.

Finalmente, na sexta-feira (6) terão lugar a reunião do Grupo de Trabalho (GT) e a Assembléia do Foro, cujo encerramento será na Sala Rios Reyna do Teatro Teresa Carreño.

(Assessoria da JPT)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Moderado.