quinta-feira, 14 de junho de 2012

Debate do MMA sobre “Juventude e Sustentabilidade” motiva jovens para a Rio+20

Últimas Notícias - SNJ

14 de Junho de 2012


A secretária nacional de Juventude, Severine Macedo, participou do debate Juventude e Sustentabilidade durante o terceiro dia do “Ciclo de Debates Brasil Sustentável – O caminho para todos”, promovido pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA). A discussão, que aconteceu na quarta-feira (13/6), atende a uma reivindicação do movimento juvenil, que mostrou interesse em uma articulação e diálogo permanente sobre o que os jovens pensam a respeito das questões que envolvem o meio ambiente. A ideia é que a agenda de juventude e meio ambiente seja fortalecida a partir dessa proposta.
 
14.06.2012 - Debate do MMA sobre “Juventude e Sustentabilidade” motiva jovens para a Rio+20

Na ocasião, Severine Macedo convidou os jovens a marcar presença nas várias formas de participação juvenil, por meio de espaços como o Conselho Nacional de Juventude, conselhos estaduais e municipais, conferências e mesas de negociação, entre outros. A secretária também chamou atenção para o papel que a mídias sociais desempenham nesse diálogo. “Uma meta da Rio+20 é promover o maior espaço de participação social já visto neste tipo de Conferência. Com isso, esperamos também fortalecer o papel da juventude no debate, já que os movimentos juvenis têm se destacado nas agendas conjuntas entre o governo e a sociedade civil”, disse. 

Para reforçar essa discussão, a SNJ criou este ano o Grupo de Trabalho sobre Juventude e Sustentabilidade, do qual o MMA também faz parte. “Hoje temos 50 milhões de jovens no Brasil e o governo passou a vê-los como sujeitos de direitos. Agora, queremos mais do que isso, queremos reconhecer a juventude como estratégica e fundamental para o desenvolvimento sustentável”, disse Severine Macedo, que aproveitou a oportunidade para anunciar do lançamento do Participatório da Juventude, no próximo mês de setembro. 

A mesa de debates também contou com a presença de João Scarpelini, consultor da ONU; Paula Grassi, coordenadora nacional da Pastoral da Juventude; Rosana Souza, dirigente do Sindicato de Trabalhadores da Indústria Química, e Thiago Morais, da Rede de Juventude pelo Meio Ambiente e Sustentabilidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Moderado.