terça-feira, 5 de junho de 2012

Juventude na Rio+20

Conferência Internacional de Juventude para Rio+20 – Youth Blast

Essa é a uma das atividades mais importantes para a juventude na Rio+20. É o principal espaço para a juventude mundial incidir no processo oficial da Rio+20. Nessa conferência serão escolhidos jovens para participar dos processos de negociação do documento final da Rio+20, além de aprovar um declaração de posicionamentos da juventude mundial que será remetida aos Chefes de Estado, por ser uma atividade reconhecida pela ONU.

A Conferência será dividida em duas seções, os dois primeiros dias para a juventude brasileira e três dias internacionais, ambas tem foco na definição e estratégias de participação e incidência na Rio+20 e agenda pós Conferência.

Objetivos

O objetivo global da Youth Blast é empoderar  jovens para participação ativa, através do Grupo de Interesse de Infância e Juventude,  no processo da Rio+20. Nessa perspectiva, há três áreas de foco:

I. Desenvolver a capacidade dos jovens para participação ativa nos processos formais e informais de Rio +20 e nos processos de desenvolvimento sustentável;

II. Estratégias para engajamento do Grupo de Interesse de Infância e Juventude no III Prep Comm, Rio +20 e eventos relevantes da sociedade civil;

III. Plano para pós-Rio +20, agenda que incorpora a implementação dos resultados da Rio +20 e acordos feitos anteriormente.

Além dessas áreas de foco, a Youth Blast vai criar uma plataforma para os jovens para compartilhar experiências e soluções relacionadas às questões de desenvolvimento sustentável e formas de participação na tomada de decisões a nível internacional.  Especificamente, a Youth Blast vai promover um ambiente que contribua para:
I. A criação de parcerias entre as crianças e jovens, proporcionando um espaço para networking, troca de experiências e idéias;
II. Desenvolver uma base de conhecimento internacional através da coleta e identificação de informações sobre atividades, iniciativas e boas práticas que podem ser incluídas em uma publicação sobre ativismo e juventude para além da Rio +20;
III. Reforçar o eleitorado MGCY através do desenvolvimento e difusão de materiais de treinamento e ferramentas de advocacy para garantir seguimento positivo a Rio +20.

Estes objetivos mais amplos serão alcançados através de uma estrutura geral para o evento. Enquanto o programa específico continua a ser detalhado, esta estrutura irá incluir:
I. A sessão plenária principal para todos os participantes a fornecer informações vitais relevantes para todos;
II. Uma série de grupos temáticos que irão se concentrar em uma variedade de tópicos, permitindo que a juventude se envolva em uma variedade de atividades de acordo com diferentes áreas de interesse e especialização;
III. Outras atividades, incluindo debates, exposições, atividades culturais e
eventos de ativismo juvenil.

Data: 7 e 8/06 juventude brasileira
          10 a 12/06 juventude mundial
Horário: dia todo
Local: Centro de Convenções SulAmérica, Avenida Paulo de Frontin, 1 - Cidade Nova - Centro
Organização/apoio: SNJ, CONJUVE, MGCY, PNUD, UNFPA e ONU Habitat

Mesa Juventude e Sustentabilidade

Essa mesa faz parte das comemorações da Semana do Meio Ambiente e tem por objetivo apresentar olhares dos diferentes setores da juventude organizada sobre os desafios da sustentabilidade.

Data: 13/06
Horário: 9h
Local: Teatro do Jardim Botânico, Espaço Tom Jobim, Rua Jardim Botânico, 1.008 - Jardim Botânico
Organização/apoio: SNJ, Ministério do Meio Ambiente

Encontro da Juventude e Educação para a Sustentabilidade

A Secretaria Nacional de Juventude e o Ministério da Educação realizarão entre os dias 13 a 16 de junho uma atividade intitulada “Encontro da Juventude e Educação para a Sustentabilidade” que pretender reunir cerca de 500 jovens e tem, dentre outros, os seguintes objetivos:
I. Reunir representantes da juventude para dialogar sobre suas experiências em educação para a sustentabilidade;
II. Dialogar sobre as políticas desenvolvidas e propostas pelo Ministério da Educação nas áreas de educação ambiental e políticas de juventude, bem como conhecer experiências locais;
III. Fortalecer o diálogo sobre a política de educação para a juventude e a sustentabilidade.

Para alcançarmos os objetivos propostos, realizaremos um conjunto de debates, palestras, GT´s e plenárias visando discutir os vários aspectos do tema em questão. Além disso, o referido encontro servirá ainda para aprofundar a pauta da juventude e subsidiar a SNJ e o Conjuve na incidência nos documentos e resoluções finais da Conferência Rio+20 bem como no estabelecimento de responsabilidades e pactuações para ações concretas pós-Rio+20.

A presença das gestoras e gestores se faz imprescindível, pois estes são elos fundamentais na cadeia de elaboração, execução e implementação das políticas públicas de juventude.

Data: 13 a 16/06
Horário: dia todo
Local: Rio Othon Palace, Avenida Atlântica, 3264 - Copacabana
Organização/apoio: SNJ, MEC

Juventude Brasileira e Participação Social

Essa mesa apresentará a experiência brasileira em participação social da juventude e seus novos desafios.

Data: 17/06
Horário: 9h
Local: Arena Sociombiental, Aterro do Flamengo
Organização/apoio: SNJ, CONJUVE


Painel sobre a criação do Fórum Permanente de Juventude das Nações Unidas

Esta será a principal atividade voltada aos órgãos nacionais de juventude. A ONU apresentou a possibilidade de reforma do Regime Multilateral de Juventude com a criação de um escritório para um Conselheiro Especial de Juventude do Secretário Geral e a possibilidade de novos instrumentos de participação social nos diálogos multilaterais. O Painel tem por objetivo provocar o debate sobre a criação do Fórum e traçar uma estratégia para a aprovação do mesmo pelo Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da ONU e pela Assembleia Geral da ONU, além de apresentar recomendações ao Secretário Geral da ONU para criação do Fórum.

Data: 18/06
Horário: 14h
Local: Teatro Oi Futuro Ipanema, Rua Visconde de Pirajá, 54/3º andar, Ipanema
Organização/apoio: SNJ, ONU Habitat, Governo da Noruega, Governo do Sri-Lanka

Roda de Conversa: Juventude Rural - Inclusão Digital e Sustentabilidade

Será um debate sobre como a inclusão digital da juventude rural pode contribuir para o Desenvolvimento Sustentável.

Data: 19/06
Horário: 16h
Local: Píer Mauá Armazém 2, Av. Rodrigues Alves, 10, Zona Portuária
Organização/apoio: SNJ, Secretaria de Inclusão Digital/Ministério das Comunicações

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Moderado.