A Juventude do Partido dos Trabalhadores dá boas-vindas a todos delegados e delegadas das juventudes partidárias que chegam ao Rio de Janeiro
A Juventude do Partido dos Trabalhadores dá boas-vindas a todos delegados e delegadas das juventudes partidárias que chegam ao Rio de Janeiro para a extensa programação de debate de temas essenciais para o desenvolvimento sustentável no planeta que ocorrerão nesse mês de junho. É com muito orgulho e com grande expectativa que vemos e participamos de construção da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável – Rio+20 e da Cúpula dos Povos por Justiça Social e Ambiental.
No âmbito do fórum das Nações Unidas, a Juventude do PT se une a todas as juventudes partidárias progressistas para iniciarmos debates e mobilizarmo-nos em torno da discussão da questão ambiental como forma de garantir a qualidade de vida no mundo, em especial, pela superação da pobreza. A Rio+20 será um importante momento para a reformulação de processos históricos e renovação de ideias. O que está em debate é um modelo de desenvolvimento capaz de articular o crescimento econômico e gerar empregos decentes, erradicar a pobreza e enfrentar as desigualdades, promover o uso sustentável dos recursos ambientais e a participação da sociedade civil nas instâncias decisórias.
Acreditamos também que a Rio+20 deve representar para os representantes dos países das Nações Unidas mais um momento de discussão dos mecanismos da entidade, bem como do protagonismo assumido pelos seus membros, em especial das nações em ascensão como Brasil, Índia, China, Rússia e África do Sul. As jovens gerações desses países que formam um novo pólo de poder no mundo esperam da conferência resultados concretos que consigam aliar o respeito ao meio ambiente ao desenvolvimento com foco no fim da pobreza. Temos convicção de que é essa agenda global que permitirá aos jovens de todo mundo construir um futuro melhor para o planeta.
A Cúpula dos Povos será o espaço fundamental de debate e construção das pautas da juventude durante as agendas de junho no Rio de Janeiro. Será um momento especial de discutirmos as mobilizações juvenis que explodiram no mundo a partir da crise do sistema financeiro mundial de 2008 com objetivo de encontrarmos uma agenda mundial dos jovens por um planeta mais justo e sustentável. A Juventude do Partido dos Trabalhadores se coloca à disposição para ajudar na construção desses espaços de discussão.
Divulgamos junto com essa carta a programação da JPT para os dias da Rio+20, informando que a mesma estará aberta a modificações a serem realizadas de forma construtiva e participativa com as juventudes partidárias de todo o mundo presentes na conferência, acompanhada da resolução do Seminário Nacional de Juventude e Meio Ambiente realizado na Amazônia no último mês.
Com votos de boas-vindas ao Brasil,
Jefferson Lima
Secretário de Juventude do PT
Fernando Pacheco
Coordenador de Relações Internacionais da JPT
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Moderado.